13 de setembro de 2013

Consultoria Tributária

Num passado não muito distante, a diversidade e a complexidade dos impostos cobrados eram muito menor do a de hoje, e estar em conformidade com a legislação tributária, era, portanto, uma tarefa muito mais simples. A tendência mundial nos últimos anos de diminuir as taxas de imposto de renda, fez com que os governos do mundo implementassem uma infinidade de novos impostos, taxas, contribuições ou como quiserem chamar para substituir as receitas perdidas. Consequentemente, o cumprimento dessas leis requer muito mais esforço, tempo e conhecimento, e o risco de descumprimento da legislação aumentou significativamente.

Tradicionalmente, muitas empresas operavam em apenas uma jurisdição, exigindo que seus consultores possuíssem um conhecimento daquela competência específica. No entanto, no mundo pequeno de hoje até a menor das empresas muitas vezes opera em várias jurisdições, e portanto, empresas de todos os portes exigem consultores com alcance global, a fim de garantir o cumprimento de uma série de obrigações tributárias a que estão sujeitos.

Além do imposto de renda para pessoa física e jurídica, com os quais estamos todos familiarizados, os negócios no ambiente de hoje estão frequentemente sujeitos a muitos outros tributos incluindo, mas não limitados a:

  • Tributos da Previdência Social (INSS e FGTS)
  • Tributos sobre transferência territorial ou de imóveis (ITBI)
  • Tributos sobre propriedade territorial urbana ou rural (ITR e IPTU)
  • Tributos embutidos em vendas federais, estaduais, distritais e ou municipais
  • Taxas de serviços governamentais, na emissão de autorizações, licenças, etc
  • Tributos sobre propriedades
  • Tributos sobre doações
  • Programas de incentivo fiscal

Além dos vários tipos de tributos impostos pelas autoridades fiscais dos países em todo o mundo, há hoje uma matriz vertiginosa dos títulos de investimento que está sendo disponibilizada para o investidor médio, alguns dos quais são muito complexos e sofisticados e que pode, despercebido pelo titular de poucas ações, sujeitar o titular a relatar requisitos e/ou pagar impostos no país em que se baseia o título de investimento. Alguns exemplos de um instrumento de investimento seria Real Estate Investment Trusts (entidades de investimento imobiliários), fundos de derivativos, income trusts, etc.

Em muitos casos, as penalidades por não-conformidade podem ser graves. Portanto, é imperativo que as empresas de todos os tamanhos obtenham conselhos adequados para garantir que elas cumpram a legislação e evitar as penalidades que a não-conformidade pode gerar.

A Nexia orgulha-se da qualidade e da especialização dos profissionais empregados por suas firmas membro. As empresas escolhidas para ser parte da Nexia são conhecidas por sua competência, experiência e conhecimento, quando se trata dos diversos tipos de tributos cobrados em suas jurisdições, e todos testaram sistemas corretos para garantir a conformidade de seus clientes com eles.

Todo retorno pessoal, empresarial, de investimento e societário, bem como todas formulários de tributação e documentos, são revisados por profissionais altamente qualificados antes de serem lançados, a fim de assegurar a conformidade com todas as regras e regulamentos. Os profissionais responsáveis pelo trabalho de compliance passam por treinamento inicial rigoroso e são providos, também, de estudo contínuo periódico para garantir que eles estão atualizados com as regras e regulamentos a todo momento. A Nexia também realiza análises periódicas das suas firmas-membro para garantir que os profissionais empregados por eles correspondam aos padrões exigidos pela Nexia.

Quando um cliente opera em várias jurisdições, o que acontece muitas vezes, as firmas membro da Nexia têm à sua disposição o conhecimento e a experiência dos 23.000 profissionais em mais de 100 países que tenham sido sujeitos aos mesmos padrões em que a sólida reputação do Nexia foi construída, para que eles possam assegurar que os conselhos que aquele cliente receba seja fornecido pelos principais especialistas nas jurisdições interessadas.

Com sua rede internacional de profissionais que são os melhores de sua área, a Nexia pode fornecê-lo a confiança e o conforto de saber que sua empresa está a cumprir com suas obrigações fiscais em praticamente todos os principais países do mundo.